99435-3939

Agende sua consulta
Descolamento de Retina

Descolamento de Retina

A retina é uma fina estrutura de tecido nervoso que reveste a parte interna do olho. Quando parte ou a totalidade da retina se desprende da parte posterior do olho, há o descolamento da retina. na retina normalmente detectam a luz que entra no olho e enviam sinais para o cérebro sobre o que o olho vê. Mas quando a retina se descola, esse mecanismo não funciona corretamente.

Descolamento da retina geralmente começa quando o gel vítreo, um gel espesso que se encontra dentro do olho, encolhe e separa-se da retina em um processo que pode ser natural do envelhecimento, bem como decorrente de traumatismos ou de predisposição genética. Por vezes, a retina pode se rasgar, causando um descolamento. O rasgo permite que o fluido de dentro do olho entre por detrás da retina, fazendo com que ela se descole das demais estruturas intraoculares.

Outros fatores que podem levar ao descolamento da retina são um ferimento no olho ou na cabeça, miopia, doença ocular e condições tais como diabetes.

Causas

Rasgos ou furos na retina

Quando a retina fura ou rasga, se o gel vítreo estiver liquefeito, o líquido pode entra por detrás da retina. Um traumatismo craniano ou ocular, bem como outras doenças do olho, podem também causar fissuras ou buracos na retina.

Tração na retina

Algum tipo de tração sobre a retina pode repuxá-la para longe das camadas abaixo dela, resultando em descolamento. A causa mais comum para este problema é a retinopatia diabética proliferativa, uma condição que conduz ao crescimento de tecido cicatricial, que pode atuar sobre a retina.

Acúmulo de líquido sob a retina

Uma inflamação ou doença na retina pode fazer com que o vítreo se acumule abaixo da retina (coróide), nos vasos sanguíneos ou em tecidos do olho. Esse acúmulo de fluido faz com que as camadas da retina se separarem, o que resulta no descolamento da retina.

Fatores de risco

  • Envelhecimento, o problema é mais comum em pessoas com 40 anos de idade ou mais
  • Descolamento de retina anterior em um olho
  • Histórico familiar de descolamento de retina
  • Miopia extrema
  • Cirurgia ocular anterior, como para remoção da catarata
  • Lesões oculares graves ou traumas anteriores
  • Doença ou desordem ocular

Sintomas de Descolamento de retina

A maioria dos casos de descolamento da retina começa quando o gel vítreo que enche o centro do olho contrai e se separa da retina (chamado descolamento posterior do vítreo). Os sintomas incluem:

  • Moscas volantes em seu campo de visão. Elas muitas vezes aparecem como manchas escuras, bolhas, cordas, ou pontos na visão
  • Flashes de luz ou faíscas quando você move seus olhos ou a cabeça, que são mais fáceis de ver num fundo escuro.

Em casos raros, um descolamento de retina pode ocorrer sem aviso prévio. Os primeiros sinais podem ser:

  • Um efeito de sombra ou cortina em parte do seu campo visual que não vai embora
  • Perda súbita da visão ou piora da visão.

Você está pronto para mudar sua visão?

Pré-Agendamento




Novidades