99435-3939

Agende sua consulta
Motilidade Ocular

EXAMES

A visão nos dá acesso à maioria das informações sobre o mundo a nossa volta. Por isso, preservar a saúde dos olhos é tão importante.

  • Acuidade Visual
    O exame de acuidade visual é um dos testes de avaliação ocular. Quando uma pessoa apresentar alterações na visão ou se for necessário testar sua capacidade visual, poderá ser feito este exame. Ele detecta o grau de aptidão do olho para perceber os detalhes espaciais, ou seja, se a pessoa consegue ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos. De uma forma resumida, o exame especifica se a visão de uma pessoa está ou não funcionando normalmente.
  • Biometria Ultrassônica
    Este exame visa avaliar o grau de sua lente intra-ocular e as dimensões do globo ocular. Quando se realiza a cirurgia de catarata, o cristalino, a lente natural do olho, está opaca e será substituída por outra lente. Cada olho tem um grau e características específicas que serão detalhadas por esse exame.
  • Campimetria Computadorizada ou Campo visual
    A Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas patologias. É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade. Um programa estimula vários pontos retinianos e o paciente deve informar se está havendo reconhecimento desses estímulos. Com os campímetros da marca Humphrey FDT e Humphrey 730, que fazem parte do arsenal de equipamentos da Laser Ocular ABC, é possível estudar doenças que podem levar à sua alteração (glaucoma, doenças da retina e doenças neurológicas).
  • Ceratoscopia Computadorizada ou Topografia
    Ceratoscopia Computadorizada também é chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.
  • Curva Tensional Diária
    O exame de curva tensional diária é realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia. É indicado no diagnóstico do glaucoma e no acompanhamento de seu tratamento, e pode ser associado à gonioscopia, para estudo da anatomia interna do segmento anterior do olho. Nesse tipo de exame, não é necessário acompanhante nem jejum. Não há dilatação da pupila e, por isso, podemos dirigir em seguida. A duração do exame é longa (das 07:30h às 17:00h aproximadamente), pois a pressão intraocular é medida a cada 2 horas.
  • Fotocoagulação – Laser
    É um exame indicado em casos de doenças que atingem os vasos sanguíneos dos olhos, situação comum entre os diabéticos. Também indicado em casos de degeneração periférica ou roturas na retina predisponentes ao descolamento de retina.
  • Fundoscopia ou Mapeamanto de Retina
    O mapeamento da retina é um exame complementar (não faz parte da consulta normal) em que todo o fundo do olho e suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque, nesse exame, só as estruturas centrais do fundo do olho são visualizadas. O mapeamento da retina é feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente que o médico segura entre o olho e o aparelho, neutralizando o poder de refração da córnea e, assim, permitindo a visualização das estruturas internas. Devido à forte luz utilizada, mesmo em olhos com opacidades de meios, como os com catarata ou doenças da córnea, o exame é possível.
  • Gonioscopia
    A Gonioscopia é um exame de visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior). A indicação do exame Gonioscopia é fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.
  • Microscopia Especular da Córnea
    A microscopia especular da córnea um exame é indolor que fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células ali presentes (formato, tamanho, quantidade). É utilizada em pré-operatório de cirurgias intraoculares em geral, tais como a cirurgia de catarata, glaucoma e transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea. A grande importância desse método está no fato de ele permitir uma avaliação do possível comportamento da córnea perante uma agressão cirúrgica. Nesse tipo de exame, não é necessário acompanhante nem jejum. Não há dilatação da pupila e, por isso, podemos dirigir em seguida. A duração é de 20 minutos em média, e o resultado é entregue na hora.
  • Motilidade Ocular
    O exame de motilidade ocular é um teste utilizado para avaliar o alinhamento dos olhos e a função da musculatura que movimenta os olhos. Não é necessário nenhum preparo para a realização do exame. O exame de motilidade ocular é comumente indicado nos casos de suspeita e acompanhamento de estrabismo.

os mais modernos equipamentos oftalmológicos

Você está pronto para mudar sua visão?

Pré-Agendamento